Brendon Augusto
Como desbloquear a sua consciência
No meio da hipnose e psicologia, muito se fala sobre subconsciente e inconsciente, mas muitas vezes falamos pouco do consciente, dessa fonte de luz que ilumina todas as coisas. A poderosa força que deveria estar no centro dos holofotes da humanidade.
A consciência é a peça chave para qualquer processo de mudança, isso é fato para todo terapeuta. Sabemos que precisamos modificar a percepção consciente do cliente para obter mudança, mas ainda assim, muitas vezes não damos o valor devido a essa ferramenta que temos a nossa disposição.
Mas para conversamos sobre consciência, precisamos reduzir os ruídos de comunicação e para isso quero compartilhar contigo uma metáfora maravilhosa de um grande ocultista chamado Gurdjieff.
Gurdjieff dizia que nossa mente é como uma casa de 4 cômodos, a consciência está presa em uma sala dessa casa, os outros 3 cômodos representam os aspectos principais da nossa mente.
Temos um cômodo de controle do corpo, do físico, movimento; temos um cômodo para emoções e sentimentos e temos um cômodo para o intelecto.
Para ficar didático a explicação, vamos chamar de cômodo 1 físico, 2 emocional e 3 intelectual, ok?
Mas lembrando a consciência não tem acesso a esses outros cômodos, o que acontece lá geralmente não há uma comunicação direta com a consciência, fazemos de forma automática.
Então, nós sentimos, reagimos e pensamos de forma automática. Por isso para Gurdjieff, nós estamos dormindo, pois a consciência não tem acesso ao controle do corpo, ela apenas observa esse funcionamento automático.
Esse funcionamento automático muitas vezes cria problema, as vezes respondemos de forma automática com um “cômodo” indevido.
Por exemplo: Você vai conversar pela primeira vez com uma garota ou garoto, mas ao invés de estar respondendo com o intelecto 3, você está respondendo com o da emoção 2.
Ou talvez quando você ganha um presente de alguém que você gosta e você deveria estar emocionado 2, mas você está apenas pensando no dinheiro que aquela pessoa gastou para te agradar 3.
Ou talvez quando você assiste um filme ou joga um jogo, e deveria estar com o intelecto 3 ligado, por algum motivo desconhecido, você tem uma crise de ansiedade que se espalha pro corpo 1.
Os exemplos são infinitos de situações que usamos certos cômodos de uma forma errada.
Esses funcionamentos indevidos e esses automatismos, acontecem por que a consciência está presa sem ter o controle das outras salas, a consciência está em um papel de passividade, apenas observando.
Reagimos de forma automática, dormimos acordado e precisamos acordar.
Para isso precisamos usar ela! A consciência!
A consciência é a peça chave para a meditação, atenção plena e até mesmo a auto-hipnose.
Tomar consciência dos processos dos pensamentos, tomar consciência das emoções enquanto sentimos elas, tomar consciência do nosso corpo nos momentos que precisamos estar consciente dele. Todas essas ferramentas buscam uma integração do nosso ser, alinhando todos esses 4 cômodos para um funcionamento completo do ser humano.
A atenção plena é a chave para começarmos a desbloquear os 3 cômodos que estão trancados para nós. Se você não sabe o que é atenção plena, postei um artigo aqui no blog que você pode acessar clicando aqui.
Percebemos então que a consciência deve ser exercitada, quanto mais consciência temos de nossos processos internos, maior é o nosso poder pessoal, maior é a nossa capacidade de gerenciar nossas vidas e realizar nossos sonhos.
Se você assim como eu, tem interesse de trilhar essa busca, mas não sabe por onde começar.
Eu preparei um ebook exclusivo para você, com um pouco de todas as ferramentas que estudo e utilizo nas minhas práticas para acessar esses 3 cômodos e gerenciá-los conforme minha vontade.
Nesse ebook eu falo sobre auto-hipnose, meditação, pnl, atenção plena e o melhor de tudo, com exercícios práticos para você sentir um pouquinho de tudo que estudo e prático.
Para acessar é muito fácil, só clicar aqui e fazer o download.
Gostou desse artigo? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos!